Como evitar cola durante as provas? Veja 4 dicas!

Sumário

Como professor, você sabe que um dos principais desafios é evitar cola durante as provas. É comum os estudantes procurarem maneiras de descobrir a resposta certa para apresentarem melhores resultados. Porém, essa atitude não reflete o desempenho real e dificulta ao professor entender quais são os pontos fortes e fracos de cada aluno.

Por isso, é necessário reverter esse cenário. Como? O ideal é contar com a ajuda da tecnologia. Com os softwares de gestão de provas, você tem a chance de evitar a cola tanto em avaliações presenciais quanto nas online.

Para entender melhor esse processo, vamos ver 4 dicas de como colocar essa ideia em prática. Então, que tal saber mais quais são as dicas indispensáveis? Confira!

1. Faça um bom ensalamento

Muitas instituições que trabalham com provas presenciais ou online otimizam o processo de aplicação de avaliações ao oferecer o exame para diferentes turmas. Ao aprimorar o ensalamento, você tem a chance de evitar a cola.

A ideia é misturar alunos de turmas diferentes. Assim, as avaliações com cada um deles são, necessariamente, diferentes. Além disso, quando esse recurso é utilizado de maneira eficiente, você organiza a quantidade de estudantes por sala — e evita a superlotação, que faz as mesas ficarem muito próximas.

Para otimizar o ensalamento, conte com a ajuda dos sistemas de gestão de provas. Os mais completos fazem a logística de larga escala. Essa funcionalidade abrange tanto a distribuição dos estudantes quando a organização dos testes para evitar que os alunos com provas iguais sentem próximos uns dos outros.

Assim, você distribui os alunos por diferentes salas e os combina com os estudantes de outras turmas. Ao mesmo tempo, aplica diferentes tipos de avaliações, a fim de que as perguntas sejam diferentes. Desse modo, não existe nenhuma forma de colar durante as provas.

Veja como é feito o processo de ensalamento dentro do Prova Fácil Soluções:

2. Randomize as alternativas e as questões

O professor pode criar as provas do zero, mas esse trabalho é facilitado com o software de gestão de provas. O sistema permite criar avaliações dos modelos estático e dinâmico. No primeiro as questões são geradas pelo docente ou buscadas em banco inteligente, a partir da parametrização de diferentes filtros, a depender da escolha da instituição de ensino.

Por sua vez, no modelo dinâmico, a solução seleciona as perguntas a partir do banco de questões de maneira automática. Esse processo também segue regras predeterminadas, como quantidade, conteúdo, tipo, grau de dificuldades, etc.

Em ambos os casos é possível trabalhar com a randomização, isto é, com a escolha aleatória. Além do sistema escolher as questões a partir dos parâmetros definidos, também é possível randomizar as perguntas e as alternativas ou os dois fatores ao mesmo tempo. Assim, as provas têm o mesmo conteúdo em ordem diferente.

Outra possibilidade é gerar diferentes provas a partir dos mesmos parâmetros. Apesar de as diretrizes serem as mesmas — por exemplo, questões com o mesmo nível de dificuldade, do mesmo tipo e com a mesma quantidade —, as perguntas são diferentes. Isso também evita cola durante as provas, porque há grupos diferentes de avaliações para a mesma turma.

3. Opte pelo browser travado

Esse é outro recurso dos softwares de gestão de provas. O ideal é optar por um que trabalhe com o Safe Exam Browser, um navegador que facilita a aplicação das avaliações de forma online sem oferecer risco de o aluno colar.

Como isso acontece? Por meio do bloqueio de recursos não autorizados, que impedem o acesso à internet e outras funcionalidades do computador — como a calculadora — durante a realização da prova. Assim, quando o teste é iniciado, o navegador entra em tela cheia e é impossível fechá-lo até a conclusão e entrega das respostas.

O navegador torna inviável o acesso a outros sites, programas e aplicações, bem como a utilização de teclas de atalho, até mesmo print screen. Desse modo, é garantido que o estudante tem apenas seus conhecimentos para responder à prova.

Devido a seus benefícios, o browser travado é utilizado tanto para aplicação de avaliações online quanto para presenciais e para execução de exercícios em casa como forma de testar o conhecimento dos estudantes.

4. Crie provas pelo modelo dinâmico

Já explicamos os modelos mais comuns de provas. No entanto, o dinâmico é ideal para evitar cola durante as avaliações, porque as questões se alternam à medida que o aluno as realiza. Por esse motivo, esse formato é mais indicado para instituições que trabalham com Educação a Distância (EaD) ou que fazem parte de uma rede.

O modelo dinâmico permite manter a qualidade das provas e seguir as regras da instituição de ensino. O professor tem a oportunidade de delimitar o número de questões, seu nível de dificuldade, se deseja apenas perguntas inéditas, entre outros parâmetros.

Pela randomização, a prova é criada e está pronta para aplicação. Mais além, o docente ainda tem a oportunidade de configurar grupos de agendamento. Assim, é definido se as questões serão iguais ou diferentes.

Outra possibilidade ao professor é priorizar as questões menos utilizadas para formar a prova de modelo dinâmico. Assim, é garantido que o estudante nunca tenha visto aquela pergunta para respondê-la a partir de seus conhecimentos.

O resultado é mais praticidade para o docente, ao mesmo tempo que é assegurada a padronização dos processos. Assim, o modelo dinâmico é ideal para aplicar as avaliações em larga escala.

Como ficou claro, evitar cola durante as provas nem sempre é fácil, mas com a ajuda da tecnologia, é possível alcançar esse objetivo. O software de gestão de provas é ideal para esse processo, porque oferece todos os recursos que apresentamos neste post. Com isso, as chances de ter resultados fidedignos dos estudantes são mais significativas.

E você, também deseja ter um software de gestão de provas para aperfeiçoar o processo de aplicação das avaliações na sua instituição de ensino? Entre em contato com o Prova Fácil e veja como nosso sistema pode ajudar a otimizar o seu trabalho!

Como acontece a geração de provas e correção automática

Compartilhe este conteúdo:

Posts relacionados:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Toda semana dicas e conteúdos educativos da Prova Fácil para você!