10 Ferramentas para Ensino Híbrido que facilitarão sua rotina

25 de fevereiro de 2021
ferramentas para ensino híbrido

Conheça alguns dos melhores apps e programas para Ensino Híbrido, capazes de te ajudar a lidar com ele de uma maneira ainda melhor!

O Ensino Híbrido é um tema que está em alta no meio educacional e também aqui em nosso blog, e hoje chegou a hora de saber sobre as melhores ferramentas para Ensino Híbrido, que podem te ajudar muito no dia a dia dessa nova metodologia. Confira as opções escolhidas a dedo por nossa equipe!

10 Ferramentas para Ensino Híbrido que não podem faltar na sua instituição de ensino

Com esses apps, programas e ferramentas, seu dia a dia será ainda mais prático com o Ensino Híbrido. Em alguns deles, inclusive, listamos ferramentas similares e que oferecem funcionalidades parecidas.

1 – Planboard

Todo professor precisa se planejar e desenvolver projetos, especialmente com todas as novidades trazidas pelo Ensino Híbrido, e o Planboard é uma ótima plataforma para isso, com um visual bem bonito e agradável. Embora seja em inglês, a ferramenta é bem intuitiva. Grátis.

2 – GoConqr

O nome é um pouco difícil, mas o funcionamento do GoConqr é simples e super eficiente. Nele, torna-se possível expandir os recursos utilizados em sala de aula por meio da criação de mapas mentais, quizzes, flashcards, fluxogramas, notas e afins, ótimos para ajudar no engajamento e nos estudos dos alunos. Grátis.

3 – MindMeister

Como o nome dá a entender, o MindMeister é uma ferramenta voltada à captura, desenvolvimento e compartilhamento de mapas mentais, mas com alguns diferenciais em relação ao GoConqr, já que é voltado especialmente para este fim.

Com belas apresentações, colaboração em tempo real e um gerenciamento bem simples, os dados ficam salvos inteiramente na nuvem, o que te permite acessá-los de onde quiser, seja em sua casa, na escola ou em qualquer lugar, por meio dos apps para Android e iOS. Grátis.

4 – Canva

Quando falamos em design, é quase impossível deixar de citar o Canva como uma das principais ferramentas para ensino híbrido. Nele, é possível criar apresentações e slides magníficos, tudo em uma plataforma intuitiva e bem fácil de ser utilizada. Grátis.

5 – YouTube

O YouTube é, sem dúvidas, a plataforma de compartilhamento de vídeos mais conhecida e utilizada do mundo. Além de poder hospedar suas videoaulas e conteúdos gratuitamente, você ainda pode fazer transmissões ao vivo, tudo em uma interface que os alunos já estão super bem familiarizados. Grátis.

6 – Zoom

O Zoom cresceu muito durante a pandemia. De acordo com o portal Statista, o faturamento dos três primeiros trimestres do ano saltou de US$ 435 milhões em 2020 para US$ 1,769 bilhão em 2021, e isso é muito merecido, já que é uma das melhores ferramentas para Ensino Híbrido e para a comunicação em geral.

Embora tenhamos acesso a outras ferramentas similares, o Zoom oferece a oportunidade de gravar a tela com um clique. Assim que a reunião é encerrada, o download do arquivo é automático, o que é ótimo para quem deseja compartilhar as aulas com quem quiser. Grátis.

Similares: Google Meet; Microsoft Teams

7 – Edmodo

A proposta do Edmodo é bem interessante, pois ele funciona como uma rede social, porém voltada apenas à educação. Ela possibilita uma interação muito interessante entre professores, alunos e pais, com ferramentas relevantes para os docentes e uma plataforma prática e simples para os discentes. Grátis.

8 – AprendiZap

O AprendiZap é uma ferramenta nova, mas muito promissora. Feito especialmente para alunos dos anos finais do Fundamental (6º ao 9º ano) e do Ensino Médio, ele consiste em conversas automáticas no WhatsApp, em que são enviados resumos, conteúdos e exercícios por meio do app de comunicação.

De acordo com a pesquisa “Mensageria no Brasil – Agosto de 2020”, feita pela Panorama Mobile Time/Opinion Box, entre 1.983 internautas que possuem smartphone, 99% têm o WhatsApp instalado no aparelho. O AprendiZap se aproveita dessa popularidade para atingir o maior número possível de alunos.

Mesmo que seja uma novidade, é justo colocar o AprendiZap como uma das principais ferramentas para Ensino Híbrido, que certamente pode ajudar as instituições de ensino com uma melhor organização. Grátis.

9 – Prova Fácil Avaliações Regulares

A cereja do bolo é o Prova Fácil Avaliações Regulares, ideal para quem procura pelas melhores ferramentas para Ensino Híbrido, mas que também podem ser usadas em outras modalidades, do EAD ao presencial.

Com ele, é possível planejar avaliações, gerenciar conteúdos, utilizar bancos de questões, gerar e corrigir provas automaticamente, divulgar os resultados online, receber requerimentos de revisão de nota dos alunos e ter auxílio com toda a logística de aplicação de provas.

Além disso, outro recurso que se destaca é a gestão do conhecimento, que permite a geração automática de relatórios de desempenho customizáveis, quer por aluno, por turma ou por questão.

Com tanta inteligência embarcada, os professores poderão se planejar muito melhor em relação a tudo que envolve o desenvolvimento, a aplicação e a correção de uma prova, além de ter acesso a informações e insights super interessantes sobre o desempenho dos alunos. Pago.

10 – Google Classroom

O Google Classroom é uma suíte que permite gerenciar turmas e alunos, ajudar os alunos com as avaliações, comunicar-se com os responsáveis, permitir a colaboração entre os colegas de classe, falar com eles por vídeo e muito mais, tudo com a segurança e a qualidade já conhecidas do Google. Grátis.

Similares: Dropbox; OneDrive

Leia também:

Ferramentas para Ensino Híbrido tornam a modalidade ainda mais eficiente

ferramentas para ensino híbrido

Em agosto de 2020, comentamos por aqui que o Ensino Híbrido é o caminho para o retorno às aulas presenciais, e isso está mais do que comprovado. Porém, mesmo que seja a melhor opção disponível, ainda é possível melhorar a forma com a qual se lida com esta modalidade.

Por ser repleta de novos desafios, nada melhor que contar com as melhores ferramentas para Ensino Híbrido, que facilitarão os dias dos professores, coordenadores, alunos, familiares e todos os demais envolvidos. Afinal, a Educação Híbrida, que já está em alta, só tem a crescer.

Conheça o Prova Fácil Avaliações Regulares!