Por Que o Sistema de Gestão de Provas é a melhor solução para sua Instituição de Ensino?

29 de janeiro de 2021
gestão de provas

Entenda como um sistema de gestão de provas pode revolucionar a gestão dessa área.

As avaliações são parte indispensável de uma instituição de ensino, seja ela de educação básica ou superior. Para que tudo corra da melhor maneira possível, porém, nada melhor do que contar com um bom sistema de gestão de provas.

Quem ainda não conhece este tipo de solução pode não entender tão bem seus potenciais benefícios, mas quem já o utiliza praticamente não se vê mais sem ele em seu dia a dia, dadas as enormes vantagens que proporciona já a curto prazo.

Além de ser ótimo para a gestão de provas no EAD, o SGP é um grande aliado para avaliações presenciais, que passarão a ter um nível de organização jamais visto antes.

Continue conosco para aprender mais sobre essa solução e como ela pode ser um verdadeiro marco para a sua instituição de ensino.

O que é um sistema de gestão de provas?

Basicamente, o Sistema de Gestão de Provas (ou SGP) é um software capaz de otimizar e digitalizar todo o processo avaliativo de uma instituição de ensino. Porém, na prática, esta é apenas uma parte da transformação que costuma ser acompanhada por seu uso.

Antes de abordar maiores informações sobre ele, porém, vamos nos voltar brevemente para a grande importância das avaliações para uma instituição de ensino, algo que nem sempre é observado em sua plenitude.

Quando se pensa em uma prova, é quase que imediato lembrar que ela serve para avaliar os alunos, ou seja, saber qual é a nota que melhor se adequa ao seu nível de aprendizado. Porém, a verdade é que as avaliações servem para muito mais que isso, como o seguinte:

  • Saber qual é o nível de desempenho de cada aluno;
  • Compreender o que os alunos já sabem para, assim, elaborar aulas que vão de encontro com suas necessidades;
  • Fundamentar a tomada de decisões inteligentes para planejar atividades, projetos de ensino ou sequências didáticas em conjunto com os instrumentos avaliativos;
  • Identificar se as propostas do professor estão sendo alcançadas no processo de ensino-aprendizagem;
  • Entender o que os alunos conseguiram reter em relação aos conteúdos ministrados;
  • Analisar, por meio de uma abordagem histórica, holística e inteligente, o real desenvolvimento dos alunos com base na evolução ou involução de seu desempenho.

A avaliação da aprendizagem, portanto, vai muito além de obter uma nota para cada aluno. Este é um processo determinante para a composição de um projeto pedagógico eficaz e que realmente traga resultados positivos às vidas dos educandos.

Entendendo o quão complexa é essa questão, portanto, fica clara a necessidade de um sistema de gestão de provas. Afinal, são muitos pontos a se lidar, algo que fica muito difícil sem o apoio da tecnologia correta.

Além disso, o poder das avaliações é tão grande que elas permitem obter dados e informações fundamentais para as estratégias que cada instituição de ensino tomará em relação aos seus objetivos, ou seja, é algo que impacta até mesmo em seu sucesso financeiro e organizacional.

Leia também: Como a avaliação deve guiar a aprendizagem?

Como funciona um sistema de gestão de provas?

gestão de provas

Um bom sistema de gestãorenciamento de provas é tão completo que fica difícil defini-lo em poucas palavras. Porém, podemos mencionar algumas de suas principais funcionalidades, que são as seguintes:

  • Agendamento das avaliações conforme o calendário da instituição;
  • Aplicação de provas online e acompanhamento em tempo real com reconhecimento facial e browser travado;
  • Aplicação de provas presenciais nominais com QR Code
  • Aplicação de simulados online com banco de questões do ENADE e ENEM;
  • Banco de questões parametrizado de acordo com a matriz de conteúdo da instituição;
  • Relatórios de desempenho e liberação de notasCálculo automático de notas em questões objetivas ou discursivas;
  • Controle de inscrição em processos seletivos, com gestão financeira para geração de boletos e baixa bancária;
  • Correção automática de questões objetivas por meio de aplicativo ou scanner;
  • Correção de questões dissertativas online com riqueza de detalhes visuais, já que é possível destacar e marcar trechos específicos das respostas e enviar orientações adicionais aos alunos;
  • Digitalização das provas aplicadas presencialmente;
  • Envio de pesquisa de satisfação, com relatórios nominais ou não-nominais customizados para aplicação de provas presenciais ou online;
  • Feedback rápido aos alunos, que sabem do resultado de suas provas no momento imediato em que os professores o lançam;
  • Geração automática de relatórios de desempenho por aluno e por turma;
  • Geração de documentos auxiliares, como ensalamento de alunos, lista de porta e lista de prédios;
  • Geração de provas estáticas ou dinâmicas, o que possibilita a aplicação de provas que sempre seguem o mesmo padrão na instituição;
  • Workflow de revisão de questões para que os coordenadores revisem as questões elaboradas.

Leia também: Correção de provas por aplicativo: o guia completo

O que a instituição ganha com um sistema de gerenciamento de provas?

Assim como as funções de um sistema de gestão de provas são muitas, seus potenciais benefícios também aparecem em grande quantidade, como os seguintes:

  • Centralização de processos: ao invés de ter que se preocupar com várias plataformas ou sistemas para o gerenciamento das provas, alguns até por vezes manuais, tudo estará disponível no mesmo lugar, o que facilita a gestão.
  • Facilidade de uso: o sistema de gestãorenciamento de provas é desenvolvido por profissionais que buscam torná-lo o mais prático e intuitivo possível. Isso significa que os profissionais da instituição já conseguirão utilizar suas funções plenamente dentro de pouco tempo, o que garante uma ótima adaptação.
  • Ganho de tempo: um dos maiores trunfos de um SGP é permitir que a instituição ganhe tempo, já que um grande volume de trabalho manual, por vezes repetitivo, será substituído por tarefas automatizadas.
  • Inovação tecnológica: de acordo com a Grand View Research, o mercado global de tecnologia na educação foi avaliado em US$ 76,4 bilhões em 2019 e deve apresentar uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 18,1% de 2020 a 2027, o que o faria movimentar US$ 285,23 bilhões no último ano citado. Isso mostra que não há mais como deixar de aliar a tecnologia à educação, e um sistema de gestão de provas é um excelente ponto de partida ou complemento para a inovação nas instituições de ensino.
  • Inteligência educacional: um sistema de gerenciamento de provas pode gerar relatórios automáticos com informações relevantes sobre o desempenho de alunos e turmas. Assim, é possível desfrutar de insights que seriam quase impossíveis de se conseguir sem o apoio da tecnologia, o que é capaz de auxiliar diretamente na tomada de decisões.
  • Otimização de processos: além de centralizá-los, os processos serão otimizados, já que o SGP consegue organizar todas as informações com excelência e evitar ao máximo eventuais falhas humanas, as quais poderiam comprometer a credibilidade da instituição.

Qual SGP devo escolher para minha instituição de ensino?

gestão de provas

Ficou bem claro como um sistema de gerenciamento de provas pode revolucionar de uma vez por todas a organização de uma instituição de ensino, especialmente na estruturação de seu processo avaliativo, mas também em outras frentes. Porém, a dúvida que fica é: qual é o melhor?

O Prova Fácil é um excelente SGP, capaz de entregar todos os benefícios e funcionalidades citados acima e ainda muito mais. Desenvolvido por grandes especialistas em gestão educacional e processos avaliativos, ele colocará sua instituição na era da conectividade de dados.

Aproveite a oportunidade e escolha o Prova Fácil como sistema de gestão de provas da sua empresa. A partir do momento que começar a utilizá-lo, você comprovará, na prática, como esta é uma decisão altamente benéfica a curto, médio e longo prazo com excelente custo-benefício.